quarta-feira, 2 de agosto de 2017

MONTEJUNTO TRAIL - 9KM - 23.04.2017


O pai tem-me convencido e lá vou eu para estes mini trilhos, ele ganha companhia na viagem e depois a troca de ideias sobre os trilhos, ainda que da minha parte sejam mais lamúrias… Lá nos inscrevemos a mais um, assim mesmo em cima da hora.

A viagem não era muito longa, pelo que se fez bastante bem.

O pai é o homem das corridas e apesar de negar que não fala pelos cotovelos e que não é palhação que nem eu, É! Ora claro, de 10 em 10 minutos lá havia alguém a chamar por ele.

O pai faz sempre os trilhos de distâncias maiores, à conta disso começa sempre primeiro que eu, pelo que fico sempre uns minutos abandonada e sem jeito e como sempre, dão-me as vontades de fazer xixi mesmo antes da prova, que se for preciso nem faço nada, mas é sempre a mesma neura!

Devido ai (GRANDE) atraso a escrever sobre esta corrida, confesso que já não me recordo de forma minuciosa da prova e como nessa altura andei a fazer provas semana sim, semana sim, semana não, tenho ideia que já as confundo um pouco…

Vá, vá… a Prova.

Partida.

Tentei não pensar nas subidas, pensei em concentrar-me apenas em fazer a prova, aproveitar para tirar umas fotografias e tentar dar o meu melhor. Vou-me irritando com as pessoas e com as subidas… as pessoas irritam-me porque eu tento ao máximo respeitar os outros e tenho noção que não é reciproco, que os outros estão se pouco borrifando para quem quer que exista. Quero eu dizer com isto que por exemplo, eu tento ao máximo ter atenção de quem vem atrás de mim, ao seu ritmo, à sua prova, cedendo passagem se for necessário e farto-me de apanhar pessoas que param no meio do caminho impedindo a passagem aos restantes, só porque querem aquela foto da praxe, mas não querem perder o seu lugar… grrrrr… e também há aquelas que percebem que têm pessoas atrás mais velozes (que muitas vezes até pedem licença) e não facilitam a passagem! Ao menos nisso sou uma barraqueira, deve ser aquela costela já mais do Norte do país, é que passo o percurso todo a gritar “Deixem passar!”, “É dos 60 km!!”, “Cheguem-se à direita!”, “Boa sorte”, “Força!”, pronto já sabem, quando ouvirem gritos de mulher deste estilo… sou eu!

(mania de me desviar do tema…)

Estava controlada e a fazer a prova de forma coerente, fui ultrapassando uns quantos e lá ia eu, resmungando sempre, mas sempre que vejo subidas, mas dei conta que a nível de mulheres não me parecia estar mal. Houve ali uma altura que por instantes pensei que me tinha perdido e era a subir, comecei a fraquejar, mas vinha uma senhora atrás de mim, já na casa dos 50 anos (ou mais, não querendo ofender ninguém), que me apanhou e me deu uma força para não vacilar, lá me aguentei à bronca e prossegui junto dela. Ora era eu que ia à frente, ora era ela e passinho a passinho íamos avançando.

Saímos de um trilho e fomos dar a um estradão, sempre a subir, aqui conseguia ver imensas pessoas, umas já a terminarem a subida, via o cimo do monte, fiz muita parte a andar, tipo 80% da subida, estava cansada, estava com calor e era a subir. Do estradão íamos dar a um trilho do lado esquerdo, todo irregular, com pedra e ainda mais íngreme, custou-me muito esta parte, inclusive tiram-me uma foto quando estava a subir e é visível o quanto estava cansada e me estava a custar, mas só pensava que quando chegasse lá a cima a seguir melhorava.


Cheguei ao ponto de controlo, veio um pequenote ter comigo para dar “baixa” do meu dorsal e uns metros adiante havia um pequeno abastecimento, bebi apenas água e segui caminho, após aquela subida ultrapassada sentia-me forte e achava que a partir dali seria “canja”. A verdade é que quando cheguei ao abastecimento estava cheia de dores no pé direito, que teima em fazer ferida no mesmo local e que piora bastante nos trilhos, não sei se porque o terreno é mais irregular e o pé assenta em pedras, troncos, ramos … faço-me de forte mas aparentemente era visível porque quando passei o abastecimento alguém do staff me perguntou se estava bem porque vinha meio manca.


Continuando o percurso… Efectivamente após o abastecimento melhorou bastante, estávamos no monte e gradualmente a descer, o piso não era bem regular pelo que cada vez que o meu pé tocava em algo a dor tornava-se insuportável e começou a ser difícil desfrutar da corrida, aliás acho que a partir daqui pouco me recordo, lembro-me que o percurso era realmente mais fácil e que mesmo assim ganhei um pouco de ‘terreno’, estava praticamente sozinha e não via absolutamente ninguém. Só me recordo de verde, da senhora mais velha que de vez em quando lá nos ultrapassávamos, eu, ela, eu ela e assim foi até que ela me ganhou e cortou a meta pouco à minha frente, além disso, recordo-me que após todo o verde espectacular saímos por um trilho pequenino e que o último 1,5 km, mais coisa menos coisa, foi feito todo no alcatrão e a subir. Que seca!

Quando cortei a meta a primeira coisa que fiz (antes de comer, juro!) foi descalçar-me e tentar solucionar o meu problema, porque tirei os ténis e a pele tinha saltado e estava em carne viva, azar dos azares não tinha pensos e os chinelos tocavam precisamente nessa zona.






Ainda não tinham chegado muitas pessoas, mas das poucas mulheres que encontrei perguntei logo se tinham algo. NADA. Heis que vi um grupo de bombeiros, talvez um 6/7, fui ter com eles, meio atrapalhada porque estavam todos a conversar e eu meio sem jeito visto não querer interromper, mas pronto, assim que me aproximei captei as atenções e lá questionei se ninguém teria um penso que me pudesse disponibilizar. Em coro perguntam-me “Um penso? De quais?”, aquela pergunta ao início não me fez bem sentido, mas eu já só queria tratar do meu pé pelo que nem me apercebi, olhava para o meu e limitei-me a dizer isso “Pé” e ouve-se novamente em coro “Ahhh…” e nesse momento lá se deu uma luz e eu percebi. Oh meus amigos… creio eu, que se fosse de outro tipo de pensos eu não iria ser tão pouco discreta e perguntar logo a 6/7 caramelos se por acaso não teriam um penso. Bom, acabei por descobrir que não faz parte do kit primeiros socorros os pensos rápidos, pelo que me safaram uma compressa com fita adesiva, mas eu deu-me por contente porque já conseguia usar os meus chinelos.

Mais aliviada do meu pézinho, fui para perto da meta para esperar o meu papá, passei antes pela comida e roubei lá umas quantas coisitas (gorda que é gorda…). O velhote ficou em 3º do seu escalão. ADORO! Sempre uma filha babada!



Não éramos muitas meninas inscritas, pelo que pela primeira vez fiquei numa posição mais simpática, mas claro que é uma ilusão, visto a falta de meninas a participar na prova, mas eu fiquei contente na mesma!

M.

3 comentários:

  1. Olá!

    Estes teus relatos dão-me vontade de experimentar fazer um trail :)
    Aconselhas algum assim para começar?

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!

      Fico admirada de eu te dar vontade de ir para os trilhos, tendo em conta o quão "coxa" sou... Mas acho que fazes bem e que deves experimentar, nem que seja para lavar a vista, porque os trilhos sem dúvida que dão 10/0 a corridas de estrada pela paisagens espectaculares.

      Sendo-te muito sincera, não tenho nenhum trail para te aconselhar, normalmente pesquiso na internet e tento avaliar a altimetria, mas nunca é aquilo que imagino, acho que tenho mesmo muito trauma a subidas, a asma também não ajuda a vê-las de outra forma mais amigável.

      Não sei de onde és, tenho a vantagem (ou desvantagem, depende do ponto de vista) de morar em Sintra, pelo que o que não me falta são trilhos. Se fores da zona, aconselho-te a começar pela Quinta do Pisão, pois é montanha mas sem piso técnico, grande parte do caminho é estradões de gravilha e para iniciar não é mau. Depois podes aventurar-te para a Lagoa Azul, tens estradões e trilhos espectaculares que podem durar por km e horas, eu só vou para ai com o meu pai ou de telemóvel, senão perco-me na hora.

      Desculpa não ser grande ajuda.

      Bons treinos e boa sorte para essa aventura nos trilhos!

      Eliminar
    2. Coxa? Ahahahah estás muito bem! Só o facto de teres coragem para os fazeres já demonstra uma perseverança que merece ser aplaudida :)

      A verdade é que já me aventuro nos trilhos, treino muitas vezes em Monsanto e hoje terei a minha segunda experiência em Sintra (a primeira está num post do meu blog e fiz um percurso entre o Miradouro de Santa Eufémia e o Miradouro de Sequóias, que amei!) mas, quando penso em provas de trail, temo sempre não estar devidamente preparada, não me quero aventurar numa prova que esteja completamente fora das minhas capacidades!

      Tenho de pesquisar!

      Obrigada e boas corridas!

      Eliminar