domingo, 5 de janeiro de 2014

Asma porque te quero?!


Sem dúvida!
É assim que me defino.
E que venham os ténis de corrida, porque são confortáveis e porque significa que está na hora de ir correr!

Quando digo a alguém que vou correr a maior parte responde "odeio correr!", conheço essa sensação, se bem que acho nunca ter dito isso, nunca foi o odiar correr, foi o simplesmente não me sentir capaz, desde ir ao médico e ele dizer-me "tem de fazer exercício mas correr vai ser impossível devido à asma, fique-se pela bicicleta, natação"...



Hoje corro. Sei que tenho uma resistência diferente de muitos e maior dificuldade em progredir, por vezes fico abatida, desmotivada, mas ainda assim esforço-me.
É frustrante... desde decidir ir correr com uma amiga ou o namorado, para eles ser a primeira vez que correm e no entanto serem capazes de correr 50 minutos sem parar sem qualquer tipo de preparação e eu questionar-me "demorei séculos a chegar até aqui e eles fizeram isto com uma perna às costas e eu apesar de correr à mais tempo continuo aqui num dilema com a minha respiração". 
Não me entendam mal, óbvio que fico feliz por eles, por se encontrarem em boa forma física, bem de saúde, mas é frustrante querer mais e lutar tanto e ver os outros consegui-lo com facilidade. Sem dúvida que é a minha maior fraqueza e um sentimento que não consigo esquecer, todos os dias me pergunto "porque raio tenho asma-brônquica alérgica e induzida pela desporto, a sério?!"... E depois é enervante porque quem não tem acha que é invenção, que só não corro mais porque não quero, porque não me esforço e quando tento transmitir aquilo que sinto ninguém me compreende, mas digo que a sensação não é nada agradável, é como se os meus pulmões fossem uma espécie de sacos e estivessem a apertá-los com tanta, tanta força que por mais que eu tente inspirar não consigo encher os sacos, depois vem a sensação de pânico e o descontrolo da respiração e foge-me tudo, já só me safo com o inalador e muita calma.




Um conselho asmáticos: Corram! Aprendam a controlar a respiração e não larguem a bombinha, porque apesar de ainda lutar contra a asma, estou sem dúvida muito melhor.

Vou calçar os meus ténis de corrida sempre e vou sempre esforçar-me, eu e a minha asma, amigas inseparáveis.

M. & a sua Asma

Sem comentários:

Enviar um comentário