sábado, 4 de janeiro de 2014

Ano novo...

Para começar o blog preciso de fazer uma análise detalhada.

2013 foi provavelmente o ano em que me apaixonei pela corrida. 

Grande parte da paixão surgiu graças ao meu pai, um cinquentão que começou a correr à volta de dois anos e completa provas de 65km. Que inspiração! A minha inspiração.
Sempre fui péssima a Ed. Física, safava-me a umas coisas e tal, o basquetebol, o badminton,... Agora correr?! Os testes de resistência, corta-matos?! Sempre foram como o calcanhar de Aquiles. Não por ser enfadonho, mas devido à grande dificuldade visto ter problemas de respiração, especificando, Asma.

Quando comecei a correr (a tentar) fartei-me de pesquisar, "correr com asma", "asmáticos que correm", "como conseguir correr com asma" e por ai fora. Sabem quais foram os resultados que encontrei? ZERO! Fiquei desanimada, questionava-me se de facto não existiam asmáticos que conseguissem correr... Ainda assim arranjei um método e agarrei-me à força de vontade.

Não sou médica, como tal não digo que o meu método seja correcto ou não, mas funciona comigo. Antes de correr tomo sempre o inalador, a mítica "bombinha da asma" e o que é certo é que a sensação dos brônquios a comprimir é automaticamente melhorada. E foi assim, com este método que comecei a conseguir correr mais. Hoje em dia orgulho-me de dizer que já corri 10km sem parar em 1h04m, é certo que não tenho uma velocidade alucinante, mas ainda assim, para quem não conseguia correr nem 100metros.... IUPIIIII!!!

A questão é... Com faculdade e trabalho acabo por me desleixar e quando finalmente me encontro no bom caminho por vezes com tantas coisas para fazer e o stress, esqueço-me daquilo que me faz feliz. Simm! Correr faz-me feliz! Saber que ultrapassei barreiras, que apesar de me custar muito a controlar a respiração enquanto corro (sim não há milagres ainda me custa, é diferente quando se tem dificuldades respiratórias) sempre que chego ao final, sempre que corro mais quilómetros...  A felicidade é infinita! 

Assim... com um ano novo, objectivos novos!
Qual a melhor maneira de começar o ano senão definindo objectivos.

Correr...
Correr sempre que possível!
Melhorar sempre que possível!

Objectivo do ano : 
Correr uma meia maratona!
E tornar-me o mais saudável possível!

Espero tornar-me tão assídua aqui como nas corridas.
E para todos aqueles que acham que não conseguem, 'Bora!! Vamos lutar juntos! :)


M.


2 comentários:

  1. Maravilhoso Mafalda. E digo-te já porque acho maravilhoso, porque eu sou tu!!! Passo a explicar:
    Eu também sou asmática, também odiava Ed. Fisica e também me custava horrores correr 100 metros que fossem!!
    Revi-me em cada palavra que escreveste.
    Mas como experiência própria posso-te dizer que É POSSÍVEL!!!

    Basta querermos e ter força de vontade!
    Eu e o meu irmão somos ambos asmáticos e ambos praticamos desporto. É perfeitamente compatível. Temos as nossas manhas e as nossas "limitações" mas quem não as tem?!
    Uma combinação muito boa para a asma é conciliar a corrida com a natação. Faz-nos abrir os pulmões.
    Mas vais ver, daqui a uns meses corres imenso e já nem dás pela asma. A unica coisa que temos de ter sempre connosco sem falta é a queridinha Bombinha!!! De resto somos iguais a todos os atletas de pelotão!!!
    Força Mafalda!!
    Beijinhos
    E bem vinda á blogosfera :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://correpiolhacorre.blogspot.pt/2013/08/eu-e-asma.html
      Podes ver aí um pequeno texto que escrevi em relação a eu encarar a asma. :) Beijinhos

      Eliminar