terça-feira, 15 de novembro de 2016

Asma & Corrida #1


Há dias que pouco me recordo de ti. 
Mas não... 
Quando penso que a nossa relação acabou para sempre, heis que vens cheia de força para me dizer :
-"Eu existo". 
Fosses tu outra qualquer e eu já te tinha posto n'alheta.

Temos fases, umas em que sinto que finalmente eu e tu ultrapassámos uma barreira enorme e que finalmente vou conseguir correr como gente normal ou pelo menos, menos anormal.

Não arranjo desculpas, sei perfeitamente que a culpa maior é minha. Por desde criança me ter recusado a mexer e a esforçar, quem sabe aprender a respirar que é o que tento aprender agora diariamente. Se me tivesse moldado desde início certamente a sensação/esforço seria diferente (e a física também). 
A verdade é que as subidas continuam a ser um obstáculo enorme e todo um sofrimento que é difícil explicar, principalmente para quem não sofre do mesmo, parece birra, parece exagero. Não é. Basta-me dizer isso. 
Há dias em que pouco me sinto em aflição e fazer uma corrida de forma mais serena é possível, mas são raros os casos. Bons, maravilhosos, uma lufada de ar fresco... mas raros

Hoje claramente foi uma 'chapada na cara', todo um sofrimento desde o início e milhões de vezes a vontade de desistir. Acho que desta forma já não me acontecia faz tempo. Melhorei imenso desde que comecei a praticar o pouco que fosse de desporto e com maior mérito na corrida, visto que com a mesma aprendi a respirar (ainda estou em aprendizagem) e todo esse treino tem ajudado no dia-a-dia de uma forma exponencial.
Mas hoje, com uma garganta dorida, um sabor a sangue contínuo na garganta, uma dor em todo o peito, uma respiração ofegante com zero capacidade de acalmar fizesse eu o que fizesse... persisti até finalizar o raio dos 6km, mas a muito esforço, com muito suor, com muito sofrimento e com direito a inalador 2 vezes hoje.
Ainda ia eu com a linda ideia de fazer 10km, aliás foi por esse motivo que o meu despertador tocou às 5h40. Merda! Pensando de forma positiva, mais vale 6 do que nada, mais vale lentos do que nada!

Uma coisa é certa... Estou 1000 vezes melhor desde que comecei a correr. 

Sem qualquer comparação!! 
Tenho que me agarrar a esse pensamento e persistir todas as vezes, mesmo com resultados menos bons, mesmo com uma almofada lavada em lágrimas, mesmo com uma raiva extrema! 
Estou melhor de que ontem e amanhã estarei melhor do que hoje!
Antigamente um andar rápido para ir para a faculdade deixava-me ofegante, com a garganta a saber a sangue, dor de burro, uma boa dor de canelas e todas essas coisas pouco sexys.
Hoje em dia ando depressa, faço pequenos sprints quando estou atrasada, falo ao mesmo tempo, ando numa constante correria (como sempre foi o caso) mas com a diferença de me sentir bem...

Na corrida o cenário já não é exactamente igual. A respiração tem que ser muito bem estudada e sem sofrer grandes alterações, tenho que manter o ritmo certo para não me desorientar a respirar, sendo que em certos momentos tenho tendência a querer respirar mais rápido, talvez pela sensação de esforço e que o ar me vai custar a obter... Esta sensação provém desde quando eu era pequena, Porquê?! Bem... Para quem tem asma como eu, Asma-Brônquica Alérgica (existem bastantes tipos de asma e cada pessoa pode ter "graus" diferentes e cada indivíduo é atingido por esta doença crónica de forma individual), quando estamos num momento de falta de ar, "ataque" de asma, a sensação é a de ser impossível puxar ar para os pulmões, como se inspirássemos com toda a força e nenhum ar fosse obtido, sensação de asfixia, por consequência temos tendência a inspirar mil vezes consecutivas e abrir bem a boca para ver se algum ar entra, tornando este processo cada vez mais curto entre cada repetição, mas é como se os orifícios por onde o ar atravessa estivessem bloqueados e como tal com o esforço o peito tem tendência a começar a doer, dor que provém do esforço exaustivo dos pulmões e de uma respiração feita de uma forma completamente incorrecta.


Bom hoje fui mais uma vez eu, Asmática, M. a Asmática
Que venham dias melhores.

M.

Sem comentários:

Enviar um comentário