quinta-feira, 28 de setembro de 2017

SEMI MARATHON DISNEYLAND PARIS - 21,1KM - 24.09.2017


INTRO
Houve pequenas coisas que não gostei, mas é como tudo... e em provas deste género é mais que sabido que existe toda uma multidão pelo que há tendência a que existam momentos menos bom. A nível do staff, só tenho um apontamento, no dia que fui levantar o dorsal, inicialmente achei que estava tudo top, separado, bem organizado, dorsal ok, agora as tshirts. Lá me encaminhei para a minha secção, Challenge Women, cheguei toda sorridente a dizer 'Bonsoir' e vem uma mulher de idade, nem ai nem ui, saca-me o dorsal e dá-me uma tshirt de 10km e baza. Ceguei logo.  Lá a chamei e disse que não estava a perceber porque supostamente ia fazer o challenge e pelo menos 2 tshirts tinha que receber ou no mínimo dar-me a da Meia Maratona. Olhou para mim, borrifou-se para mim e deu uma palmadinha ao colega de trás. Lá veio um senhor ter comigo e a dizer que só tinha M de tshirt, lá ignorei o que ele disse porque não fazia qualquer sentido e repeti o que disse à senhora, ele lá olhou para o meu dorsal e bazou. Estava em modo de fúria extrema e só o via a mexer em mil tshirts, mas heis que voltou, pegou na dos 10km meteu para o lado, eu já nem conseguia falar, e lá me põe mais duas tshirts - okkk - 21,1km e Challenge. Ahhhhh! E eu aí lá sorri e disse que era precisamente isso. E ele começa: "Uma, duas, três. 3 tshirts!" ahhhhh! Portanto a dos 10km também era mesmo para mim, conforme me fazia sentido, era como as medalhas. Foi assim das coisas que correram mais mal, mas lá fui salva por aquele senhor. Mas assisti a mais, primeiro só havia tamanhos M, por mim tudo tranquilo porque era precisamente o meu tamanho, mas houve imensas pessoas que basicamente ficaram sem tshirts, são M de mulher, pequenos e estreitos... quanto aos homens... esses não tinham de todo tshirts e deixaram ficar por escrito um novo pedido de tshirts, a única coisa que ouvi do staff foi "Foram os americanos que fizeram a encomenda", resposta muito insignificante a meu ver, primeiro a organização é um todo, podiam ter avisado quando receberam a mercadoria, tendo em conta o preço da corrida acho que foi o mais absurdo que vi/ouvi até hoje. Ainda houve outra situação que me deixou chocada, heis que um americano vai pedir a tshirt e eles tentam explicar que não há, claro que falar inglês está quieto, então vêem outro participante e dizem-lhe "Explica-lhe" ao que este responde "Isso não é o meu trabalho" e vos garanto que ele não estava a ser arrogante, foi pela forma como tudo se foi desenrolando. Saí de lá um bocado desesperada, mas o que vale é que saindo da arena vamos dar à Vila da Disney e o movimento, animação e vida da Vila dá logo um refresh ao coração. 

Dia da Meia Maratona:
Custou-me imenso a adormecer, não sei quantas voltas dei, quantas coisas pensei e heis que às 3h40 acordo, voltei a deitar-me mas já não preguei olho, acabei por me levantar de vez às 4h50.
Decidi ir tomar o pequeno almoço antes de tudo, na expectativa de ir à casa de banho, mas não fui bem sucedida. 5h45 lá arranquei com destino à DisneyLand, cheguei por volta das 6h30 ainda tinha que fazer uma boa parte a pé mas era da forma que aquecia, fiz antes de mais uma paragem na cada de banho mal cheguei para não ficar com a neura do xixi também, lá me encaminhei para a zona da partida, de onde só parti às 7h19.
Ia mais concentrada, mais nervosa também, após o 1º km fiquei com uma incrível vontade de ir fazer xixi - A sério??! - até ao 4º km não conseguia pensar noutra coisa, entretanto obriguei-me a ir pensando noutras coisas o que ao fim de um tempo acabou por resultar, o início do percurso era idêntico aos 10km, as personagens que fomos vendo é que eram diferentes, mas desta vez não quis parar para tirar fotos, tinha imenso medo de quebrar. Sendo sincera há uma coisa que me stressa imenso nas provas, que é ter os quilómetros todos marcados, sei que há quem goste, eu detesto, o meu cérebro vê tudo de forma negativa, 1km significa que Vou morrer porque falta toda a prova, 5km Vou parar só tenho tipo 25% da prova feita e já me sinto cansada, 8km A sério que os quilómetros não avançam, 10km Oh senhores ainda falta metade, vou certamente parar, 15km Por favor alguém me leve até à meta, faltam 25% ... 😣 É mais ao menos isto. 21km dá para a cabeça trabalhar imenso, pensei no meu novo apartamento, na decoração, como ia fazer o quê, pensei onde podia correr perto do meu novo apartamento, depois tinha momentos de lucidez em que morria quando via onde estava e quanto faltava.
Ali por volta do 6km vi umas personagens que desculpem mas tive que parar 2 segundos para tirar foto, eram do Star Wars e eu sou nerd de Star Wars 😂
Houve abastecimento de água de 2 em 2 km, eu levei a minha mochila, agora inseparável (nunca pensei), pelo que me desviava da multidão e seguia o meu caminho, o staff do parque foi incrível, porque mesmo tendo sido obrigados a estar no parque às 7h da manhã foram o nosso suporte durante a corrida quando era dentro do parque, gritavam, tinham placares, davam-nos mais 5 com as suas luvas de Mickey e sabia bem, para mim principalmente que fazia a prova sozinha.
Entretanto por volta do km 7 começamos a sair do parque Disney, estrada mais longa, menos cheia, menos animação, entretanto reparei que descíamos perto do km 9 e tudo o que desce... sobe. Bolas! Só que eu pensei que era uma coisa que acontecia num curto espaço de tempo, só que não, ainda deve ter feito uns 5 km até voltar a passar naquela zona. Passámos por um parque, estavam lá crianças a gritar por nós e a dar-nos mais 5 e parece que ficam super felizes quando lhes tocamos, acho tão giro, são crianças e naquela altura achas que as pessoas que estão ali são importantes e se alguém te tocar ficas 1 mês a dizer que estiveste ali e te deram mais 5 e por esse motivo sempre que via uma mãozinha fazia um esforço para ir lá dar mais 5. Nesta altura devia estar com 12km, mais coisa menos coisa, as pernas estavam cansadas mas o pior não era isso, era a dor que tinha no meu pé, não sei o que se passou, mas o meu pé esquerdo doía-me imenso na planta do pé perto dos dedos, era uma dor estranha e que começou a tornar-se insuportável. 😞
Continuei a aguentar-me, as pernas estavam cansadas mas de respiração estava bem, tinha comido uma marmelada aos 8km e previ comer outra por volta do 16km, ia bebendo água sem exageros senão fico com dor de burro, decidi verificar o tempo que estava a fazer só por acaso, por decidi não fazê-lo durante a prova para não me stressar com tempos, ritmos e tentar desfrutar, não é que vejo ritmo de 6:08m/km fiquei parva, tirei logo o relógio da minha vista e concentrei-me, só tenho que continuar como estou, não penses nisso (na Meia Maratona da Ponte em Março os primeiros 10km também estava super bem e depois comecei a quebrar e a ver no relógio a velocidade e diminuir deixou-me super neurótica e não queria que isso acontecesse novamente). Estava a chegar ao local onde tinha percebido que iam haver subidas, mas nesta altura já tinha feito uns quantos altos e baixos pelo que tentei não me fixar nas subidas e só continuar o meu percurso, passámos uma zona de controlo de chips (havia de 5 em 5 km) e de seguida havia abastecimento com comida, saquei duas barritas que guardei para o final (e souberam mesmo bem!) mais uma mini mini mini subida, mas senti-a imenso, o meu pé não me estava a dar descanso e estava a começar a ser implacável, estava quase a fazer 16km e depois dessa mini subida pensei Vou parar... Vou parar... e nisto olho para a frente e tinha um sorriso de orelha a orelha virado para mim, o meu miúdo tinha-me encontrado, claro que não podia parar ali à frente dele, depois de correr 16km sem parar agora que ele estava a ver-me não podia desistir, perguntou-me se queria beber e limitei-me a abanar a cabeça sem forças para grandes conversa e dar-lhe um beijinho, seguiu-me tirou-me umas fotos e vi-o a correr por um atalho, foi assim ao longo de 2km, lá ia aparecendo ao meu lado onde conseguia e a grande parte de fotos que tenho são graças a ele.
18km e com o pé a dar cabo de mim, mas agora que estava tão perto de chegar, não podia desistir, não podia quebrar, o próprio ambiente mostrava que estávamos em recta final, nesta altura os arredores do parque já estavam cheios, milhões de pessoas que chegavam para vir à Disney, não vi a placa dos 19km mas logo, logo vi a dos 20km e mais um controlo de chip, só faltava 1km, vamos, vamos, força nas pernas, ignora o pé e faz este último esforço!
CHEGUEI! Cheguei bolas! E mal desliguei o relógio dei-me conta que tinha sido o meu melhor tempo de Meia Maratona, mas também foi a com condições climatéricas mais vantajosas, as 2 primeiras fiz debaixo de chuva intensa e a 3ª debaixo de mega sol com 30 e tal graus que até fiquei com a marca do meu top até junho quando comecei a fazer praia.
Bebi a garrafa de água toda que me deram, mesmo sendo água que não gosto (desculpem, mas em Paris a água é diferente, pensei eu noutros tempos que a água não tinha sabor e era igual em todo o mundo), recebi a minha enorme medalha e um estilo corta vento, guardei 2 PowerRade para beber depois, ia sair quando vejo uma zona com mais medalhas e lá me lembrei que se completasse os 10km e os 21,1km tinha direito a uma medalha extra do Challenge e lá fui eu receber a minha enorme medalha de "ouro", os 10km eram bronze, os 21km eram prata e os 31km eram Ouro, adorei o pormenor. Fui buscar o meu kit fim de prova com comidinha e segui para o novo desafio de tentar sair do parque quando todas as pessoas queriam entrar, foi duro, muito duro de sair dali, os meus joelhos estavam acabados, as minhas pernas gelatinosas e aquelas pessoas não davam nem um espacinho, mas lá consegui e me dirigi finalmente para o carro, com os meu 31km finalizados do fim de semana.

Muita felicidade aqui no meu peito.

Agora um resumo da minha prova por fotos:


 


(6h e tal da manhã a dirigir-me para a partida)
(video da partida)
  (staff incrível)
 (Donald, foto tirada em movimento lamento a qualidade)
 (a ver o Sol nascer)
 (olh'ós gajos! +/- 6,5km)
(isto é que é madrugar)
(parque onde estavam as crianças +/- 13km)
 (a voltar ao parque Disney, onde o meu miúdo me encontrou, perto do 16km)
 (já estava mais para lá do que para cá)
 (perto do 18km)
(estava tentar concentrar-me a respirar bem +/- 18km)
(ainda a sorrir quando podia)
(eu com as minhas medalhas toda contente)

M.





9 comentários:

  1. Olá M.
    Grande empreitada de corrida, rapariga!
    O registo da Meia, é excelente e se tivermos em conta os 10k no dia anterior... muitos, muitos parabéns!
    Que indicações boas...hmm...cheira-me e Maratona! lol

    Beijinhos e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei ainda onde arranjei forças para tanto ahahah
      Esse "cheira-me" foi igual ao do meu pai, mas a vocês cheira-vos a coisa que ao meu coração dá um ataque cardíaco, fiquemos-nos pelas Meias Maratonas e já muito sofridas ahah

      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  2. Muitos parabéns! Eu por acaso não ligo nenhuma a bonecada dessa, mas para quem gosta deve ser muito engraçado...
    Li o post anterior e não estava a perceber o que era que poderia vir no dia seguinte a uma prova de 10 Km (!) por isso estás de parabéns! (eu não era capaz...) Grandes medalhonas!
    Acho que tenho uma mochila igual à tua, dá muito jeito :)
    Boa recuperação e futuras aventuras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que é muito engraçado, porque a nível de "ligar" diria que também não ligo, não tenho nada em casa de bonecada, nem roupas e carteiras e essas coisas, porque gosto muito de coisas simples (entretanto confesso que tenho um pijama com o emblema do Batman e adoro, mas é único no meu guarda-fato), mas a questão de viver a magia da Disneyland e completamente diferente, como disse é o recordar a infância eu diria, o conhecer todas as personagens que para ali andam, isso a mim é que me trás alegria, e estar no meio daquilo tudo e ver como as pessoas por um instante que seja "desliguem" do mundo e simplesmente se sintam maravilhados... acho que é isso que gosto na Disney. E a comida ahahha Gorda!

      Eliminar
  3. Muitos parabéns! Melhor marca na Meia após uma prova de 10 km, não é pêra doce... :)

    Quantos às placas de km, não as vejas dessa maneira mas sim como fonte de motivação. Dando o exemplo da Maratona, se, por exemplo, vamos fazer contas quando vemos a placa dos 27, onde o cansaço já é evidente, e pensarmos que ainda faltam 15, é desmotivante. O que tem que se pensar é "Boa! Aos 27 já cheguei, venham os 28" :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aparentemente tive um momento de inspiração para esta prova não sei ahahah

      Aiii eu sei, mas esta minha cabeça não perdoa... sabes que me dou ao trabalho de baixar a cabeça quando vejo uma placa com alguma distância, como se o facto de baixar a cabeça e não enfrentar a placa de frente alterasse o facto de que já são 10km ou 11km ou 12km ahahah como se eu não soubesse, se não vir o número é porque não é verdade... Bom há malucos para tudo sempre ouvi dizer ahahha

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Acho que já disse ali ao lado que este Challenge me deixa a transbordar de inveja! Houvesse um assim por cá e eu seria o primeiro a inscrever-me! Até pode ser o Challenge da Feira Popular ou coisa assim! Acho o conceito fantástico e um excelente desafio para quem gosta de correr. E a Disneyland Paris trás-me boas recordações... Foi em Paris fiz a minha viagem de finalistas de 12º ano juntamente com um grupo de colegas que pura e simplesmente não queria ir para Espanha apanhar bebedeiras, portanto dois dias dessa semana foram aí passados entre a bonecada. :D

    Voltando à tua prova, bater o teu record na meia no dia a seguir a teres feito uma boa prova de 10km só mostra o quanto tens melhorado fruto dos teus treinos e da tua força de vontade, mesmo que por vezes escrevas que tens que lutar contra a preguiça. Muitos parabéns, adorei ler o teu texto e espero que continues a correr com esta felicidade e - já agora - sem essas dores no pé como tiveste na prova.
    Curioso o facto de levares mochila, só uso a minha mesmo em trails.

    Beijinhos e venham os próximos desafios!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro que tenhas fugido ao típico divertimento de 'putos' para passares o tempo de uma forma bem mais original e onde efectivamente aproveitas o dia. Se bem que quando fui à Disneyland, aproveitei bem o dia, estive lá desde que o parque abriu até fechar, mas saí de lá branca e com uma quebra de tensão de tanta adrenalina, tanto que foi tudo comprar lembranças e eu sentei-me à porta da loja a desfalecer até que visualizei um chocolate Crunch (o meu fav) dos grandes e fui comprar, comi em 2 segundos (tudo e sozinha) mas a minha energia energia também foi voltando ahhaha
      As dores no pé sinceramente são um mistério... no sábado fiz 12km e lá voltaram as dores... não tenho bolas, não tenho feridas, aparecem com ténis e meias diferentes... incógnita...

      É curioso efectivamente o uso da mochila, ainda para mais quando eu odeio levar milhões de tralha comigo principalmente em provas, mas a verdade é que depois de ser operada ao nariz e ter usado a mochila na fase inicial pq a minha boca secava muito, descobri que melhorei imenso desde que comecei a levar água sempre comigo, não sei se é psicológico ou não, a verdade é q me faz bem e como tal agora não me separo dela, mesmo se for uma corridita de 5km.

      Vem já aí mais uma prova, mas certamente será mais calminha que ainda me sinto meio frouxa do Challenge ahaha
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Oh pá! Tenho de concordar com o Norberto (N.), que inveja!!! Dava tudo para fazer uma coisa assim! Não faço questão que seja no meio da bonecada porque não ligo nenhuma a isso (aliás, a única vez que fui ao cinema ver Star Wars foi "obrigada" e adormeci! :P) mas ser 'fora de casa', um desafio de mais do que uma prova, num ambiente diferente... Já te disse que se a fizeres para o ano eu faço contigo, reforço isto só para não te esqueceres!

    E agora, porque mereces sem qualquer dúvida, muitos parabéns! Mas assim parabéns enormes! Agora em caps lock: PARABÉNS!!! Miúda eu fiquei louca com o teu tempo! Lembro-me de ter acabado a Corrida do Tejo e ter dito ao M. "deixa lá ver como correu a MM à Mafalda" e ficámos os dois a olhar para o meu tlm do género "WHAT?!?!? Depois de 10km ontem ela faz este tempo? WOW!" És uma inspiração! Não quero mudar o meu nariz mas pretendo experimentar correr com água como tu, quem sabe se também me adapto bem e até melhoro os tempos.

    Quanto às placas dos kms sinceramente não tenho opinião. E não tenho opinião por ter um relógio no pulso e não conseguir evitar olhar para ele ahahahah. Hei de fazer uma prova com as métricas alteradas, ou com ele no bolso, logo vejo.

    Mais uma vez muitos parabéns e continua assim, estás a melhorar imenso e fico mesmo muito feliz por ti! Do fundo do <3

    Beijinhos

    ResponderEliminar