terça-feira, 19 de agosto de 2014

Braga - Bom Jesus - Vale de Cambra - Serra da Freita - Pedras Parideiras

Aquela semanita deu-me mesmo muito para mostrar, sim porque apesar de não postar tudo seguido, ainda tenho coisas para mostrar...

Lá fomos nós, mais uma viagem, e o pai lembrou-se "Ahhh vamos ao Bom Jesus"... Não corri, não, não corri, mas fogo fartei-me de subir escadas! 
Claro que quando uma pessoa começa a correr, ainda que pequenas distâncias, tudo o que vemos é sítios para correr, portanto nestes meus passeios ficava sempre fascinada pelos sítios, pela sua beleza mas em muitos locais também pelos bons trilhos que encontrava para se fazerem corridinhas....

Andámos a averiguar um caminho ali na zona de Côvo, mas aquilo era descer a pique o que implicava subir a pique, e constou-nos que eram à volta de 9 km, juro que só descemos para aí 500 metros e quando os voltei a subir... Disse muitas coisas feias entre dentes, só para mim.

Descobrimos que também existiam uns Percursos Pedestres na zona de Vale de Cambra e lá fomos nós, fizemos um de 5km que supostamente a caminhar é uma brincadeira autêntica, porém estava um calor insuportável e foram pai 2km sempre a subir e no meio de calhaus e mesmo, mesmo a subir, nem senti forças para tirar fotografias... Mas lá andava animada a caminhar e a passear!

Já ouviram falar das pedras parideiras??? Eu nunca tinha ouvido, mas no início da semana quando estava com a família o meu tio falou-nos delas, visto que íamos andar a passear ali pela zona delas.

As pedras parideiras são um fenómeno raríssimo, existem apenas na Serra da Freita e algures na Rússia pelo que averiguei. É realmente algo fascinante, são pequenas pedras que devido a mudanças de temperatura, sofrem alterações e dessas alterações podem saltar da rocha mãe pequenos nódulos, que parecem discos e têm uma textura e constituição específica, o sítio de onde elas saltam fica visível, a forma que melhor encontrei para descrever a rocha mãe é varicela, porque também eu fiquei com as marcas para sempre, um buraquinho. O local de onde as pedras saltam tem a mesma textura e cor das pedras parideiras, é preto brilhante, tipo granito com quartzo, é mesmo fascinante! Até hoje ainda não se conseguiu entender o porquê deste fenómeno, o que nos disseram foi que quando as rochas foram criadas, provenientes do magma, provavelmente formaram-se bolhas de ar e os minerais acabavam por se aglomerar nessa zona, mas esta é apenas uma hipótese. Adquiriram este nome porque parecia que a rocha estava a ter as suas filhotas :P 

Parece que o buraco tem água, mas é mesmo a tal constituição da rocha que nessas zonas é diferente, eu fui lá mexer para confirmar, a própria textura é diferente. Também encontrei zonas onde era possível ver a pedra parideira que iria acabar por se soltar. Claro que não encontrei nenhuma pedra parideira, eles devem passar o local a pente fino até porque as colocam para venda.

 Faz-me mesmo lembrar varicela!

Clássico! Passar mesmo com o carro a 5cm das vacas, houve uma que estava tão perto que tive que fechar o vidro porque morri de medo que me metesse os cornos dentro do carro. MEDO!


M.

1 comentário:

  1. Por acaso uma vez vi uma reportagem sobre isso das pedras parideiras e é realmente muito engraçado! Andas a passear (e treinar) por belíssimos locais. Aproveita as férias! :)

    ResponderEliminar