sábado, 25 de fevereiro de 2017

Pão de Ló (só que não)


Há dias que me apetece algo, algo doce. bolos, cenas... 
Bom não há dias, resumindo, são todos. 
A mente de gorda continua presente em mim, nada a fazer.
Mas vou-me esforçando para controlar a situação.

Ora, estava eu na cozinha, já na fase pós refeição, preparada para arrumar o 'estaminé'...
Lembrei-me de Pão de Ló, aquele bolo simples, bom, que dá com tudo e super easy de se fazer.

Continuava com o dilema, mas não quero coisas gordas, não quero açúcar, não quero farinhas. 
Não quero. Mas quero o bolo!

Enquanto lavava a loiça, a minha cabeça começou a trabalhar (um tique muito próprio, quando estou a fazer outra coisa começo a inventar as receitas, a idealizar, a pensar nos ingredientes, como o vou fazer, costuma acontecer quando corro, quando faço este tipo de tarefas de casa ou (desculpem o que vou dizer) quando alguém me está a contar uma coisa muito pouco interessante, automaticamente desligo e vou para o meu mundo), ora então, pensei na receita do Pão de Ló, nada que saber, x de ovos, x de açucar e 1/2x de farinha. 
Então: Mantemos os ovos, farinha passa para aveia, açúcar passa para Xarope de Agave.
Pareceu-me bem.
Pensei melhor. Tenho aveias com sabores que adquiri na EUnutrition, porque não!?
Pensei mais. E se fizer estilo bolo mármore?

Ingredientes:
200g ovos
100g farinha de aveia de bolacha Maria EUnutrition
2 colheres de sopa de cacau magro em pó
1 colher de sopa de chia
1 colher sopa de Xarope de Agave

  • Separei as gemas das claras;
  • Bati as claras em castelo;
  • Bati as gemas com a farinha de aveia e o xarope de Agave;
  • Juntei os dois preparados e mexi bem;
  • Dividi os preparados e num deles juntei o cacau em pó e mexi novamente até estar tudo homogénio;
  • Forrei a forma com óleo de côco e a farinha de aveia (esqueci-me que tinha formas de silicone);
  • Coloquei os preparados, alternando, um pouco do preparado normal, um pouco do de cacau, até acabar a massa;
  • Forno com a coisa, a 180º graus e ir controlando.


Foi isto que saiu:




Não usei açúcar porque esta aveia já é adocicada e já ficava bom só assim, dei-lhe só com um pouco de Agave para ajudar a mexer o preparado e dar só um pouco mais do gostinho pelo sim pelo não.

Provei e está: INCRÍVEL!!!!

Perfeito para o que queria, amanhã quero ir correr cedo e fazer uma boa prova mas como me meto a fazer pequenos almoços todos bonitos distraio-me...


M.


Sem comentários:

Enviar um comentário