sábado, 30 de junho de 2018

10 KM PARIS ADIDAS - 10 KM - 10.06.2018 (2ªparte)

Como em todas as provas, obviamente umas mais do que outras, stress. Sempre o stress de ter medo de adormecer (mesmo que nunca tenha acontecido sequer para o trabalho), o stress de ir à casa de banho, de comer algo sem que me dê a volta à barriga... tudo isso faz com que a minha noite seja feita de pequenos sobressaltos em que vou acordando de 2 em 2 horas no receio de me ter deixado ficar.
Às 8h não deixei o alarme tocar e acabei por me levantar, tendo em conta que ia partir no último bloco a hora de partida seria às 11h pelo que estava mais do que dentro do tempo. Mandei goela a baixo uma torrada com doce de frutos vermelhos e um café, ainda estive de volta do ipad tranquilamente e como por magia a ida à casa de banho sucedeu-se (desculpem mas é tão raro que aconteça quando ainda estou em casa que a felicidade é enorme e tive que partilhar), daí estava basicamente tudo feito, tinha preparado tudo no dia anterior, foi só vestir, lavar dentes e pronta para sair.
Os transportes foram tão tranquilos que cheguei às 10h23, o que significa apanhar seca até a corrida começar.
Como sempre em Paris, a meteorologia é coisa manhosa, estava cinzento, encoberto com previsão de trovoadas (secas) e uns absurdos 28º graus. Paris é uma cidade cheia de poluição e isso faz-se sentir bastante, o ar estava pesado e tornava-se difícil de respirar, mas eu já estava no meio daquela confusão, já tinha pago e tinha um dorsal que me pertencia, pelo que estava ali para terminar os 10 km.
A partida deu-se poucos minutos depois das 11h, fui seguindo o "bandeirinha", durante algum tempo mantive sempre a mesma distância dele, não olhei para o relógio, não queria ver tempos, por instantes achei que estava a ir bem...
Comecei a sentir o cansaço, a respiração também não estava a 100%. Parei. Andei. Andei. Alguém me deu um toque no ombro de coragem e lá ganhei uma força e segui mais uma vez.
'Abastecimento em 200metros' - li.
Precisava tanto, estava muito abafado, doíam-me as pernas, custava-me a respirar. Assim que parei para agarrar as águas, entrei em aflição, parecia um ataque de pânico, não estava a conseguir respirar, comecei a ofegar e a entrar em desespero, deu um gole e tentei acalmar-me, mas pareceu-me pior depois da água, mas tentei controlar o desespero e andar e tentar respirar calmamente.
Andei durante uns quantos metros, alguém me deu um toque nas costas, mais uma vez em jeito de força e lá dei por mim a tentar novamente, as pernas nem se estavam a queixar muito mas a respiração não estava fácil, o ar pesado também não estava a ajudar, como no abastecimento apanhei 2 garrafas, com a segunda aproveitei e molhei a cara, braços, ombros e o peito, soube bem e ajudou a acalmar-me.
Para quem não treina faz tempo, obviamente que sabia que ia ser difícil, pelo que o resultado foi o esperado, caminhei bastantes vezes, tentava correr mas como a respiração teimava em não acalmar acabava por caminhar, os quilómetros foram passando lentamente e perto do fim, no quilómetro 8 quando estava a caminhar, mais alguém me deu a mítica palmadinha no ombro e lá segui até cortar a meta.

10km feitos depois de não sei quanto tempo.

Quando passei a meta precisei mesmo de parar e respirar, mãos nos joelhos e ofegante, tentava encontrar o equilíbrio, não podia ficar naquela posição muito tempo pois não me faz bem depois do esforço, por isso caminhei lentamente até à saída, apanhei a minha medalha (gira por acaso), uma banana, 2 garrafas de água e segui caminho à procura do comboio/metro mais perto.

Sentia-me bem. Que saudades desta sensação!! Cheguei a casa e sentia-me feliz, mesmo não tendo sido uma prova excepcional, muito pelo contrário, mas sentia-me extremamente bem e feliz!






M. 

4 comentários:

  1. O que é fantástico é que apesar das dificuldades que sentiste, a saudade de passar uma meta falou mais alto. No fim de contas, é isso que fica na memória ao ler o teu relato e que certamente te aconteceu também. Venha a próxima!! Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro passar as metas, sinto-me incrivel e sinto que consegui concluir algo a que me desafiei ;)

      Eliminar
  2. Estou totalmente de acordo com o N., fantástico é ser resiliente, e tu foste fantástica, portanto!

    Beijinhos e continua, a próxima será mais fácial :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao sei se sera mais facial, mas espero que mais facil seja ihih

      Espero voltar a correr contigo!

      Eliminar