sexta-feira, 18 de agosto de 2017

ouvidos? nariz? septo?

Já referi que por motivos de saúde não posso correr para já...

Ora, desde de Maio que ando a fazer exames, porque sofro um pouco dos ouvidos, muito mais no avião (que obviamente comecei a notar agora porque comecei a viajar), mergulhos e isso, mas ultimamente quando ia correr ficava sempre com os ouvidos entupidos, principalmente o esquerdo, o  que me dá uma sensação de desorientação, não sei bem porquê.

A primeira consulta foi logo muito engraçada, porque quando cheguei lá, achava eu que devia ser daqueles casos que não conseguem limpar bem os ouvidos e que ele com um instrumento xpto me iria limpar o ouvido e o meu problema ficava logo resolvido. 
Não. Primeiro falhanço. 
Lá me examinou os ouvidos e me disse "Limpa demasiado os ouvidos", esperem, eu não sabia que isso existia, limpar demais os ouvidos, ora, aparentemente não devemos limpar os ouvidos todos os dias porque os deixamos desprotegidos.
Segundo falhanço.
"Respira bem?" 
Esta para mim era fácil, Não, tenho asma-brônquica alérgica.
"Mas no nariz mesmo, sente dificuldades?"
Depende, se estou com alergias, e estou muitas vezes entupida.
"Há alguma narina que seja pior?"
Nunca pensei muito nisso mas (eu a inspirar no meio do consultório) esta! A Esquerda.
"Normal. Tem o septo desviado de tal forma que essa narina quase não deve inspirar ar e como os canais estão todos ligados isso cria infecções a nível dos ouvidos."
Caiu-me o queixo. Terceiro falhanço.

Não querendo divagar muito, que é a minha tendência, fiz uma TAC ao septo nasal e ainda um exame em que o senhor Dr não foi muito simpático e meteu-me umas coisas pelas narinas dentro depois de uma spray super forte que me fez chorar e durou para aí umas 3 horas a desaparecer o efeito.

Conclusão:

O meu nariz por si só é pequeno, pelo que as minhas narinas também o são, tendo em conta que uma está obstruída a minha respiração pelo nariz é muito fraca, disse-me também que faz com que a minha rinite seja assim para o agressiva. Ainda me falou dos cornetos não sei do que e das mucocas e tudo mais, mas eu já estava perdida no meio disto tudo.

Disse-me que tinha que fazer uma Septoplastia, porque o meu desvio era muito acentuado e dificultava-me a respiração.

Pergunta da praxe : VOU CONSEGUIR CORRER MELHOR???

Quarto falhanço.

"Se não tivesse Asma, dava-lhe todas as certezas. Agora confirmo que vai melhorar a sua respiração e quem sabe melhorar na corrida, mas a Asma continua ai. Vai respirar melhor e as alergias vão melhorar isso é certo."

Estou de baixa. Os primeiros 2/3 dias em casa foram um sofrimento, muitas enxaquecas e eu só me lembro de ter perguntado ao médico se podia ir correr, disse-me para ter calma na primeira semana, mas que nos 2 primeiros dias não ia certamente ter vontade de o fazer. Ora, claro que não, tais eram as dores de cabeça, passei os dias a dormir, acordava, bebia água, gelo na testa, dormia, acordava, água, comia papas, gelo na cabeça, dormia, etc... Domingo lá me comecei a sentir melhor e a estar mais tempo acordada.

Agora aguarda-me esperar para ver, neste momento ainda estou em recuperação.

Em jeito de tira dúvidas, porque há pessoas tolas, que adoram falar da vida dos outros sem saber e sem se informar. Não fiz nenhuma operação plástica, fiz uma mini cirurgia endonasal, ou seja, tudo por dentro, sem deixar cicatrizes e tudo mais, sem mexer ossos e essas coisas de plástica. Internamente corrigiram-me o desvio do septo e o que já consigo visualizar é que a minha narina esquerda está tão aberta quanto a direita, o que antes não se verificava, mas nunca pensei que afectasse a minha respiração.

Agora que começo a sentir-me um pouco melhor e com mais forças, quero ver se faço pelo menos umas caminhadas, mas com juízo. Não posso apanhar sol nem exagerar nos esforços e quero mesmo recuperar como deve de ser e fazer tudo direitinho.

M.

10 comentários:

  1. Boa recuperação e regresso rápido às corridas!

    ResponderEliminar
  2. As melhoras! Logo, logo, estás a correr outra vez :)

    ResponderEliminar
  3. Toca a recuperar que Sintra (é depois Paris) está à nossa espera! :)

    Aproveita esta pausa para pôr o sono em dia, alongar e dar caminhadas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sono nos 3 primeiros dias ficou certamente em dia, eu era sei dúvida a Bela Adormecida!

      Ando entretida com as caminhadas é o que me vale.

      Sintra e Paris aprovado ;)

      Eliminar
  4. Toca a recuperar que Sintra (e depois Paris) está à nossa espera! :)

    Aproveita esta pausa para pôr o sono em dia, alongar e dar caminhadas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. As melhoras! O importante para já foi o problema ter sido descoberto e corrigido. O resto vem por acréscimo.
    Aguardamos o teu regresso!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, bom ponto de vista! Ao menos resolvi já isto, quem sabe não me ajuda nas corridas...

      Eu aguardo muito o meu regresso!!!

      Obrigado e beijinhos

      Eliminar
  6. Há quase 30 anos (foi em 1988) também tive que corrigir o septo pois impedia-me de respirar em condições. A diferença é que nessa altura a operação era à antiga e a recuperação foi demorada mas depois ficou tudo perfeito. E o que é bom respirar livremente por ambas as narinas! :)

    Tudo a correr pelo melhor! Força!

    Beijinhos

    ResponderEliminar