segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Sol de Espinafres e Ricota



Queria dizer-vos que vos vou apresentar uma receita maravilhosa saudável, mas não… mas como acho que a vida também é maravilhosa com comidinha boa e reconfortante… 

Denominei-a como Sol pelo seu aspecto, não posso dizer que seja uma ideia/receita minha, vi numas imagens no Pinterest e como tinha um jantar de grupo e falta de ideias para o que levar, lembrei-me da imagem que tinha visto e decidi meter mãos à obra.

Não segui nenhuma receita, limitei-me a usar o que achava ser necessário.

Ingredientes:
  • 1 ovo
  • 2 embalagens de massa folhada (redonda)
  • 1 saco de espinafres picados congelados (400g)
  • 1 embalagem de queijo ricota (150g)



1º – Ligar o forno, deixei sempre numa média de 200º graus.
Colocar os espinafres numa frigideira com um fio de azeite e uma pitada de sal (muito pouca, mas é ao gosto, com muito ou mesmo sem).
Uma hora antes de me dedicar a esta façanha já tinha deixado os espinafres no frigorífico para irem amolecendo e facilitar a preparação.



2º - Quando os espinafres estiverem todos soltos juntar a ricota e envolver bem. Deixar a repousar.



3º - Esticar a primeira embalagem de massa folhada e começar a colocar o preparado de espinafres, colocar no centro uma quantidade generosa, seguindo-se por um círculo em volta do centro.



4º - Colocar a 2ª embalagem de massa folhada por cima do preparado anterior, tentar ao máximo alinhar ambas as massas folhadas. Colar a massa em torno do centro, cuidado com o ar, se os rebordos já tiverem unidos podem criar bolsas de ar no meio. Juntar os rebordos, enrolei-os para dentro e depois esmigalhei-os ao de leve com um garfo.



5º - Pincelar tudo com um ovo batido.

6º -  Cortar pequenas fatias até à parte que separa o centro. Cuidado que a massa pode começar a colar-se (truques : utilização de farinha ou o ovo batido). Após estar tudo cortado, para se obter o formato tipo sol, agarrar cuidadosamente cada fatia e virar ligeiramente a ponta para o lado direito (ou esquerdo, mas eu virei sempre para o direito), ficando a ver-se em cima a parte do espinafre.
Fazer o mesmo para todas as pontas, virando sempre para o mesmo lado.



7º - Forno!! Baixei  a temperatura para os 180º graus.
Esperar … 

Não controlei o tempo, tenho a mania de fazer a olho, após 10 minutos no forno começo sempre a averiguar o aspecto. Se estiver assim douradinha a virar para o castanho retiro do forno.

Posso dizer que fez sucesso! Eu gostei bastante. 
Não estava perfeita a nível estético mas a prática leva à perfeição.


Também se manifesta prática visto já ter fatias pré-feitas.

M.

Sem comentários:

Enviar um comentário