segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Cookies : Bolachas de M&M






Não... não são saudáveis. Mas são boas!

Época festiva, o Natal já foi e agora encaminha-se o Ano Novo, mas é uma altura do ano que passo mais tempo na cozinha, não só a comer mas a cozinhar também.

Claro que ajuda eu gostar de dar um miminho meu, por achar que o significado é diferente e bem mais do que ir a uma loja comprar prendas. Não desdenhando os bens materiais, não posso ser cínica ao ponto de dizer que não gosto de os receber, porque gosto, essa é a verdade, vivemos numa época que nos agarramos a bens supérfluos. Atenção: contra mim falo.

Passando este blá blá blá, que todos fazemos quando chega esta altura, muito amor e essas coisas todas... Resumo: Este ano o Kit Natal incluía umas Bolachinhas de M&Ms.



Ora aqui vai !

Ingredientes (para muitas!!! era para oferecer à família por isso fiz estas quantidades):
  • 250g margarina
  • 250g farinha + talvez 50g enquanto ia amassando a massa
  • 125g açúcar amarelo
  • 2 ovos 
  • 1 c. sopa essência de baunilha
  • 125g M&M partidos 
  • 1 c. chá fermento

Adicional: papel vegetal e formas para bolachas

  1. Instruções (que merecem um avental, fiz toda uma bagunça, toda eu era farinha...):
  2. Começar por bater a margarina e o açúcar até ficar cremoso e posteriormente juntar os ovos;
  3. Juntar a essência de baunilha e de seguida a farinha aos poucos, bater até que fique tudo homogéneo;
  4. Juntar o fermento e mexer com uma colher/espátula (instrumento a gosto);
  5. Adicionar os M&Ms partidos ( eu deixei-os no saco e dei-lhes umas valentes porradas com o rolo da massa ) e mexer novamente com o instrumento a gosto; 
Ora agora segue-se o meu bico-de-obra...
  1. Podem deixar a massa assentar um pouco no frigorífico ou começar logo a trabalhar, eu fico muito irrequieta por isso meti logo mãos-à-obra. Colocar um pouco de farinha numa bancada seca e colocar a massa. De seguida vem a brincadeira chata (ou não), amassar. Bem, eu acho que a farinha que usei talvez não tenha sido suficiente e por isso o motivo de dizer que acrescentei possivelmente mais 50 g durante esta fase do processo, enquanto amassava notei que ainda não tinha a consistência pretendida para que desse para moldar e como tal fui acrescentando farinha e amassando na bancada, colocava farinha e ia enrolando e dando voltas. Quando a consistência for a indicada e a massa não colar às mãos em demasia podem começar a utilizar o rolo da massa para a estender e com as forminhas que quiserem começarem a dar forma às bolachas;
  2. Colocar as bolachas no tabuleiro do forno devidamente forrado com papel vegetal e colocar no forno a 180º graus (mas previamente aquecido);
  3. Retirar quando estiverem a ficar douradinhas (entre 10-15 min), mas ter em atenção quanto à grossura das bolachas, se forem fininhas quanto mais douradas mais duras, é todo um jogo de cintura e de gosto nesta fase. As minhas eram gordinhas, pelo que podiam ficar um pouco mais no forno, mas fiz uma fornada mais branquinha e ficam muito ao estilo de biscoitos.


Eu gostei do resultado final mas aviso já que não são muito doces, pelo que quem preferir adicione um pouco mais de açúcar. Algumas decorei com Smarties, agora há muita criançada na família é mais apelativo para os pequenos! 
A ideia original era serem de farinha integral, mas quando fui ao Continente, visto ser véspera de Natal as farinhas tinham desaparecido quase todas. Fica para uma próxima, depois informo do resultado final.

Divirtam-se! Bons cozinhados e Boas corridas.



M.



Sem comentários:

Enviar um comentário