sábado, 3 de maio de 2014

Chamada de Atenção para os Asmáticos

Desde que me recordo da minha existência, sempre tive Asma. Quando era pequena passava a vida no Hospital a fazer exames e essas coisas chatas, no entanto, de um dia para o outro deixei de ir ao hospital, ainda era pequena e por isso não tenho bem noção do que desenrolou a coisa, provavelmente os meus pais a terem que tomar conta de nós pequenotes, gerir o tempo para irem trabalhar, levar-nos à escola, dar-nos  comida, atenção e essas coisas, perdeu-se ali a história de ir ao hospital. 

Ia tendo crises, por vezes lá tinha que ir parar ao hospital para fazer aerossóis (aquilo sabia-me tão bem!!) e acabei por me tornar melhor amiga do ventilan (mítica bombinha). Sou muito preguiçosa em alguns aspectos, dos quais ir ao hospital, consultas e sinónimos sempre foi preguiça ponto máximo.

Com o desenrolar da vida, a presença contínua do meu pai a marcar marcos nas corridas e a satisfação que isso lhe dava (e dá!), veio a minha vontade de correr, e com ela  a Asma manifestou ser teimosa, mas mesmo assim mantive-me firme e já a consegui dominar pelo menos durante 1h continua de corrida, no entanto, são 60m a correr e não são relaxados, não sei como explicar, mas estou sempre numa luta de controlo e nunca tenho aquela sensação de estar a correr e ser uma coisa leve e fácil, não consigo desenvolver o sentimento, sei que quando acabo sou dominada por uma alegria maior e esqueço o esforço todo que tive, as dificuldades, mas comecei a ouvir que existiam asmáticos que corriam sem problemas e ficava incrédula, mas soube de pessoas próximas, pelo menos uma amiga que é exactamente como eu e deu-me tanto, tanto na cabeça! Disse-me que é medicada já à algum tempo e que adquiriu uma qualidade de vida que nunca pensou, por vezes são medicações para a vida, mas diz que como se sente agora vale a pena, por vezes vai correr e já não tem as mesmas dificuldades que é totalmente diferente!!

Foi um abrir de olhos!!! Como pude ser tão parva e inconsciente durante tanto tempo, ter tantas dificuldades respiratórias e não ir tratar-me, é certo que a asma é uma doença que para já não tem cura, há casos em que a Asma passa depois da infância sem os médicos entenderem o porquê, há casos que duram para a vida, mas ainda assim, se existem asmáticos que correm, realmente deve haver um truque... Claro! Convém ir ao médico!

Na passada semana estive uns 5 dias num relacionamento de paixão eterna com a minha bombinha, tive uma crise como já não tinha à algum tempo, andar, falar, rir tudo me custava, a pieira era o meu som de fundo, acompanhava para todo o lado. Visto que já tinha tido uma luz que deveria ir ao médico essa crise foi a gota de água. Assim, esta semana lá fui eu, na tentativa de obter uma melhoria de vida, uma melhoria para as minha corridas... algum conforto físico e psicológico, porque isto afecta uma mente complicada como a minha (ahahah).

CONTROLO TOTAL!!!
Foi aquilo que fixei da médica! Que me deu na cabeça por só agora ter acordado para a vida e porque me disse que posso viver de forma melhor. Disse-me que apesar de a Asma não ter cura que existem medicamentos que ajudam a ter um Controlo Total sobre a Asma e que é isso que nós queremos, viver como se não a tivéssemos, que a única diferença é que tenho que tomar medicações. Falei-lhe das corridas e do desconforto e ela disse-me que eu tenho que conseguir correr no futuro sem dificuldades e que tenho que acabar o meu relacionamento com o Ventilan, visto que é uma bombinha de SOS e que faz imenso mal ao coração, tenho um novo inalador mas é diferente.
"Sabia que a Rosa Mota é asmática" - palavras da médica quando eu disse que queria correr sem problemas, já sabia de tal facto, mas fui-me sempre desleixando, é certo que de todos os desportos a corrida é daqueles que os médicos não aconselham, por ser um desporto que exige mais esforço a nível da respiração, é contínuo e necessita de grandes quantidades de ar, em consequência temos tendência a respirar mais depressa e a respiração fica toda alterada e blá, blá...
Não quero saber se tenho que tomar medicamentos para sempre, se de facto conseguir num futuro correr sem qualquer dificuldade, qualquer medicamento que tenha de permanecer na minha vida é bem vindo.

Arrependo-me de não ter tomado esta decisão mais cedo, ainda para mais quando meti na cabeça que queria começar a correr, mas como se diz 'mais vale tarde do que nunca'. Esta é a primeira semana de medicação e tendo em conta a crise da semana passada a médica proibiu-me de correr esta semana, mas na próxima já vou tentar fazer a experiência de correr sem tomar ventilan e vamos ver como me sinto. 


Dedos torcidos na esperança de uma melhoria! Estou com fé!!! Muita fé!!! 

M.

8 comentários:

  1. Aqui deixo a minha indignação, não para ti mas para a quantidade de vezes que foste ao Hospital e nunca nenhum médico te ter encaminhado para um especialista!! :O
    Nunca, e digo isto mesmo a sério, nunca usei ventilan. É um veneno e a minha médica nunca mo quis receitar. Tenho uma bomba que a uso para sempre (não podemos fugir da medicação até morrer, isso é certo) e nunca precisei de ventilan. Faço e sempre fiz uma vida normal e apenas tenho assim uma crise pequenina nada de grandes exageros durante as épocas de pior como por exemplo a primavera.

    No entanto o meu irmão que também é asmático e faz Triatlo (vejam só) :) foi a uma outra especialista de asma e ela deu lhe uma solução totalmente inovadora e não precisando de bomba. Mas como isso ainda está em fase de estudo não me irei mandar a isso. Vou ver como ele se dá, até porque ninguém melhor que ele para experimentar dado que além de correr faz natação e bicicleta.
    Uma coisa que ajuda imenso também no controlo da respiração na corrida é a natação :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente é realmente frustrante não ter a asma controlada depois de ter ido a diversas consultas, se calhar hoje em dia corria sem problemas e completamente descontraída.
      Sempre tive muitas crises de asma e basta descontrolar-me um bocadinho a correr e é para esquecer, por isso o ventilan sempre foi um grande apoio.

      Eu agora estou com comprimidos e outra bomba que não tem nada haver com o ventilan, vamos ver como corre, eu ando aqui a torcer os dedos todos os dias para que fique finalmente boa.

      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Agora com um bom acompanhamento vais ver que tudo irá correr bem :)
      Olha a minha chama-se Symbicort... é vermelhinha pequenina e é a minha melhor amiga :D

      Beijinhos

      Eliminar
    3. AHHHH!!! A minha nova é essa mesmoooo!! Tenho uns comprimidos para completar e para tomar para sempre, o symbicort para agora também é para fazer todos os dias de manhã e à noite, se entretanto melhorar acabo com o symbicort e fica só para alturas que piore ou em casos de SOS. Também ando a tomar um medicamento para as alergias porque sofro muito disso e acabo por desencadear ataques de asma por causa das alergias.

      Vamos ver como corre! :)

      (mas sinto que vou ter uma nova melhor amiga que é a mesma que a tua ihih)

      Eliminar
  2. Tenho muito orgulho que finalmente tenhas tomado essa decisão, eu própria demorei a ir ao medico e a minha mãe é enfermeira, mas sempre foi de resolver quando há o problema, ou seja, nunca fiz nenhum tratamento, quando tinha crises lá íamos fazer aerosol, até que como sabes comecei a ter problemas no coração e quando tive uma crise e me passaram o Ventilan pensei q ia desta para melhor lol ok, até ajudava assim fazia a bomba mas dali a 4horas estava na mesma. Fui ao cardiologista e ele disse logo para nc mais fazer isso e perguntou-me pq não tinha um tratamento, mandou me logo para um pneumologista e lá fui eu, mais os meus exames do coração!!!!


    Claro que a médica disse logo que o Ventilan acabou, e que o zirtec á noite tb (pq eu tomava sempre pq já nem dormir bem conseguia) e explicou me com um desenho de uma função matemática que guardo até hoje que o Ventilan é como se fosse um pico, na altura ajuda mas passado umas horas passa então não é um tratamento continuo e que o Singulair são uns comprimidos que são constantes, não fazem mal ao coração e duram 24horas, há quem tome mais que uma vez por dia mas eu tomo tds os dias antes de ir para a cama!

    Claro que no inicio apenas me sentia controlada mas a mnh vida continuava a mesma, hoje, passado 4anos, posso dizer que não sei cm vivi sem isto... não era vida, hoje adormeço de barrica para cima, algo que antes era completamente impensável! Hoje não preciso de duas almofadas, o que antes era impossível!!! Hoje consigo estar em espaços com tabaco e sei q qnd me deitar vou adormecer e não vou ficar com "gatos" a noite toda... LOOOL já nem sei o que é isso!!!!


    Enfim, para alem do Singulair ainda faço uma bomba que nem se deve chamar bomba, pq não é SOS nem é nenhuma "bomba" para o corpo e sim um medicamento para os pulmões!!!

    Não tenho qualquer problema em saber q é para a vida, só tenho pena que não tenha começado mais cedo!!!

    ResponderEliminar
  3. Minha menina tem 4 anos e aos 3 foi diagnosticada com asma, é alérgica a pó, pólen, pêlos,penas,coisas velhas,bolor,mofo,humidade,só pode ter roupa de algodão,tapetes e curtinas de algodão,enfim. Ela toma a bombinha ventilan em sos e diariamente o flixotaide mas tem muitas crises onde acabo recorrendo ao ventilan mas tenho medo pois sei que faz mal ao coração e a médica das alergias disse para evitar fazer o ventilan mas se lhe dá muitas crises como posso evitar o ventilan. Ela também fez o singulair granulado à noite mas ela ficou muito agitada para dormir, se a colocava nacama às 10,só conseguia adormecer à meia noite e tal e para uma criança da idade dela que anda na escola não podia adormecer tão tarde, sem falar no mal que lhe fez à voz,fazendo com que ela não conseguise falar e ficando afonica. Por decisão minha parei com o singulair e ela dorme mais cedo e a voz voltou ao normal e continua com crises,lembrando que mesmo fazendo o singulair tinha crises. Agora só tenho consulta no mês de Outubro e vou falar com a médica mas entretanto vou falar com a médica de família.

    ResponderEliminar