Desde que me recordo da minha existência, sempre tive Asma. Quando era pequena passava a vida no Hospital a fazer exames e essas coisas chatas, no entanto, de um dia para o outro deixei de ir ao hospital, ainda era pequena e por isso não tenho bem noção do que desenrolou a coisa, provavelmente os meus pais a terem que tomar conta de nós pequenotes, gerir o tempo para irem trabalhar, levar-nos à escola, dar-nos comida, atenção e essas coisas, perdeu-se ali a história de ir ao hospital.
Ia tendo crises, por vezes lá tinha que ir parar ao hospital para fazer aerossóis (aquilo sabia-me tão bem!!) e acabei por me tornar melhor amiga do ventilan (mítica bombinha). Sou muito preguiçosa em alguns aspectos, dos quais ir ao hospital, consultas e sinónimos sempre foi preguiça ponto máximo.
Com o desenrolar da vida, a presença contínua do meu pai a marcar marcos nas corridas e a satisfação que isso lhe dava (e dá!), veio a minha vontade de correr, e com ela a Asma manifestou ser teimosa, mas mesmo assim mantive-me firme e já a consegui dominar pelo menos durante 1h continua de corrida, no entanto, são 60m a correr e não são relaxados, não sei como explicar, mas estou sempre numa luta de controlo e nunca tenho aquela sensação de estar a correr e ser uma coisa leve e fácil, não consigo desenvolver o sentimento, sei que quando acabo sou dominada por uma alegria maior e esqueço o esforço todo que tive, as dificuldades, mas comecei a ouvir que existiam asmáticos que corriam sem problemas e ficava incrédula, mas soube de pessoas próximas, pelo menos uma amiga que é exactamente como eu e deu-me tanto, tanto na cabeça! Disse-me que é medicada já à algum tempo e que adquiriu uma qualidade de vida que nunca pensou, por vezes são medicações para a vida, mas diz que como se sente agora vale a pena, por vezes vai correr e já não tem as mesmas dificuldades que é totalmente diferente!!
Foi um abrir de olhos!!! Como pude ser tão parva e inconsciente durante tanto tempo, ter tantas dificuldades respiratórias e não ir tratar-me, é certo que a asma é uma doença que para já não tem cura, há casos em que a Asma passa depois da infância sem os médicos entenderem o porquê, há casos que duram para a vida, mas ainda assim, se existem asmáticos que correm, realmente deve haver um truque... Claro! Convém ir ao médico!
Na passada semana estive uns 5 dias num relacionamento de paixão eterna com a minha bombinha, tive uma crise como já não tinha à algum tempo, andar, falar, rir tudo me custava, a pieira era o meu som de fundo, acompanhava para todo o lado. Visto que já tinha tido uma luz que deveria ir ao médico essa crise foi a gota de água. Assim, esta semana lá fui eu, na tentativa de obter uma melhoria de vida, uma melhoria para as minha corridas... algum conforto físico e psicológico, porque isto afecta uma mente complicada como a minha (ahahah).
CONTROLO TOTAL!!!
Foi aquilo que fixei da médica! Que me deu na cabeça por só agora ter acordado para a vida e porque me disse que posso viver de forma melhor. Disse-me que apesar de a Asma não ter cura que existem medicamentos que ajudam a ter um Controlo Total sobre a Asma e que é isso que nós queremos, viver como se não a tivéssemos, que a única diferença é que tenho que tomar medicações. Falei-lhe das corridas e do desconforto e ela disse-me que eu tenho que conseguir correr no futuro sem dificuldades e que tenho que acabar o meu relacionamento com o Ventilan, visto que é uma bombinha de SOS e que faz imenso mal ao coração, tenho um novo inalador mas é diferente.
"Sabia que a Rosa Mota é asmática" - palavras da médica quando eu disse que queria correr sem problemas, já sabia de tal facto, mas fui-me sempre desleixando, é certo que de todos os desportos a corrida é daqueles que os médicos não aconselham, por ser um desporto que exige mais esforço a nível da respiração, é contínuo e necessita de grandes quantidades de ar, em consequência temos tendência a respirar mais depressa e a respiração fica toda alterada e blá, blá...
Não quero saber se tenho que tomar medicamentos para sempre, se de facto conseguir num futuro correr sem qualquer dificuldade, qualquer medicamento que tenha de permanecer na minha vida é bem vindo.
Arrependo-me de não ter tomado esta decisão mais cedo, ainda para mais quando meti na cabeça que queria começar a correr, mas como se diz 'mais vale tarde do que nunca'. Esta é a primeira semana de medicação e tendo em conta a crise da semana passada a médica proibiu-me de correr esta semana, mas na próxima já vou tentar fazer a experiência de correr sem tomar ventilan e vamos ver como me sinto.
Dedos torcidos na esperança de uma melhoria! Estou com fé!!! Muita fé!!!
M.